PGCOMP no Prêmio UFBA de Teses e Dissertações - 2021 e 2022!

O Instituto de Computação da UFBA tem a satisfação de compartilhar com toda a comunidade as conquistas do PGCOMP/UFBA no Prêmio UFBA de Teses e Dissertações, referentes aos anos de 2021 e 2022.

Três trabalhos desenvolvidos no âmbito do PGCOMP, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFBA, foram agraciados.

Diego Corrêa da Silva foi laureado com o prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado na área de Ciências Exatas e da Terra. A dissertação de Mestrado, intitulada “Explorando Calibragem Ponderada, Balanceamentos e Métricas para Justiça em Sistemas de Recomendação”, sob orientação do Prof. Frederico Durão, aborda a calibragem como meio de produzir recomendações relevantes aos usuários, considerando todas as áreas de suas preferências, a fim de evitar desproporções na lista de recomendação.

Na categoria de Teses de Doutorado, o PGCOMP recebeu duas menções honrosas.

Para as teses defendidas em 2021, Rafael Costa foi premiado com o trabalho intitulado “Tactful Networking as a cornerstone for opportunistic human-aware D2D communication”, orientado pelo Prof. Leobino Sampaio. Vale destacar que a tese de Rafael já havia recebido reconhecimento no Concurso de Teses e Dissertações do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (CTD/SBRC 2022), onde figurou entre as 3 melhores teses do concurso, recebendo uma menção honrosa.

Já para as teses defendidas em 2022, Daniel Alves foi o premiado com o trabalho intitulado “Design de Interação em Desenvolvimento Distribuído de Software: práticas, desafios, recomendações e lacunas de pesquisa”, orientado pelo Prof. Ecivaldo Matos. É importante ressaltar que a tese de Daniel também foi uma das finalistas do Prêmio Junia Coutinho Anacleto do IHC’23: XXI Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems.

O Instituto de Computação da UFBA parabeniza os referidos alunos e seus orientadores por mais essa expressiva conquista e pela sólida representação da Computação dentre os premiados na área de Ciências Exatas e da Terra da UFBA.